SSD Melhora meu Computador nos Jogos?

ssd melhora o desempenho nos jogos?

O Solid State Drive, mais conhecido como SSD, chegou no mercado para substituir o HD, encarregado pelo armazenamento e instalação do sistema operacional dos computadores. A implementação da nova tecnologia foi bem sucedida devido à grande superioridade de velocidade do SSD em relação ao HD. Essa enorme diferença de velocidade ocorre pelo fato dos HDs funcionarem através de um sistema mecânico com disco para leitura e gravação, enquanto o SSD utiliza sua prórpia memória, sem nenhum processo mecânico.

Devido a essa novidade no sistema de leitura, o SSD consegue ser aproximadamente 10 vezes mais veloz que um HD tradicional. Frequentemente, os HDs comuns são limitados a velocidades de leitura e gravação de no máximo 120 MB/s, porém, normamente alcançam somente 20 a 30 Mb/s em funções normais, por exemplo, na cópia de arquivos. Diferente do HD, o SSD possui uma velocidade padrão de 550 Mb/s para leitura e 450 Mb/s para gravação.

 

A influência do SSD no Windows 10

O famoso Windows 10 não se deu muito bem com os HDs, isso aconteceu porque o sistema sofre vários travamentos e bugs na maioria dos computadores antigos. Em contrapartida, a instalação do Windows 10 no SSD foi muito bem sucedida, livre dos problemas de travamentos e bugs. Caso seu computador esteja com problemas de travamento e você não ache que possa ter influência do HD, vale a pena conferir nosso artigo sobre computador travando.

Além disso, a agilidade de boot do SSD é muito superior em relação ao HD, unificada a um sistema mais preciso e inteligente na hora de realizar as atividades.

 

SSD nos Jogos: Como ele pode ajudar?

O SSD Melhora o meu computador nos Jogos? Esse componente tem extrema importância para os gamers devido a alta velocidade de leitura, auxiliando imensamente no carregamento de arquivos dos jogos, enquanto o HD tem muitos problemas relacionados a falta de velocidade necessária e travamentos.

ssd kingston para jogos

A questão dos bugs e travamentos nos HDs não ocorre em todos os PC’s. Ao usar HDs em PC’s Gamer relativamente potentes para rodar jogos que exigem bastante da máquina, esses travamentos não são tão frequentes, mas o carregamento de texturas são nítidos, pois o HD não consegue alcançar nem metade da velocidade de um SSD, gerando imagens de baixa qualidade e corrompidas por alguns instantes nos games.

Outro fator que merece atenção nos travamentos durante os Jogos é a questão do Windows. O sistema pode travar jogos, simplesmente por que está sendo processado no mesmo plano do game e o sistema não conseguir alcançar as velocidades de leitura estáveis para ter um bom desempenho durante os jogos.

Compensa trocar meu HD por um SSD?

Como o foco aqui é jogos, a pergunta é: SSD Melhora meu computador nos jogos? Se você precisa de alto desempenho, muito mais rapidez e estabilidade no seu sistema e nos jogos, a resposta é que você deve trocar o quanto antes, pois vale muito à pena!

Outro fator que merece destaque é a questão do custo benefício. Um HD padrão de computador tem uma vida útil estipulada em cerca de 5 anos, enquanto o SSD chega a durar de 10 a 21 anos funcionando extremamente bem.

 

Onde posso comprar um SSD no Brasil?

O SSD possui um preço muito justo se você colocar em questão todas as vantagens que ele proporciona. Existem modelos baratos que não deixam a desejar em nenhum aspecto, como por exemplo os da Kingston, Sandisk e Adata, alcançando velocidades de gravação de até 550 Mb/s. Na Konectados existem os melhores preços do Brasil no quesito SSD, você pode encontrar a partir de 120R$. Clique aqui e confira!

Deixe uma resposta