FPS Baixo nos jogos: Como aumentar?

fps-baixo-como-melhorar

Como aumentar o FPS nos Jogos

FPS Baixo nos jogos é mais ou menos assim: Sabe quando você está no meio de uma partida online, de repente o jogo começa a ficar lento ou travar? Se você é um gamer, sabe bem o quão irritante é o famoso ”Lag”. E um dos principais responsáveis por este problema é o FPS baixo.

Ao contrário do que muitos pensam, o FPS baixo não é uma exclusividade de máquinas mais antigas. Mesmo com PC’s Gamer relativamente potentes, os players ainda podem presenciar quedas repentinas de FPS, prejudicando muito o desempenho nas partidas. Além de causar muita irritação, o FPS baixo pode ocorrer devido a outros problemas no computador.

Na verdade, muitos casos são causados pela má qualidade da internet. Para minimizar este tipo de problema, o ideal é jogar com a Internet conectada via cabo, reduzindo os riscos de perda de conexão e instabilidade. Quando usamos a internet via WiFi a tendência de instabilidade é duas vezes maior. Caso sua internet seja extremamente rápida e estável, abaixo listaremos alguns fatores que frequentemente influenciam no FPS baixo.

 

Mantenha os drivers gráficos da sua placa de vídeo sempre atualizados

O mercado das placas de vídeo atualmente é dominado por duas grandes empresas: NVIDIA e AMD. As duas empresas fabricantes que tomam conta do mercado implementam melhorias e atualizações em seus produtos com frequência, resolvendo alguns erros de programação e otimizando a performance das placas de vídeos dentro dos games. Esses upgrades são realizados através dos drivers das placas de vídeos que funciona como um intermediador entre a placa e seu sistema operacional. O driver é o responsável por passar as informações para o jogo ou seu sistema sobre a maneira correta que a placa de vídeo deve ser usada para maximizar a jogabilidade e o desempenho da máquina.

Recomendamos que você verifique frequentemente as atualizações dos drivers gráficos que podem ser encontradas diretamente no site da NVIDIA ou no site da AMD. A NVIDIA possui  um programa, denominado GeForce Experience, que serve para manter seus drivers sempre atualizados e configurar automaticamente seus jogos. No caso da AMD, eles disponibilizam um programa chamado AMD Catalyst Control Center ou AMD Gaming Evolved. Ao realizar a atualização dos drivers da sua placa de vídeo, recomendamos que você instale os programas de otimização disponíveis pelas fabricantes, será extremamente útil.

 

Verifique as configurações dos jogos

Outra possibilidade é você estar jogando com resoluções que seu computador não consegue suportar. Recomendamos, que você reduza as configurações para melhorar a jogabilidade. O primeiro passo é colocar todas as configurações no mínimo e verificar se houve uma melhora significativa no jogo, inclusive no FPS.

O padrão de todos os jogos basicamente é o mesmo, ir nas configurações e procure a aba “Vídeo” e selecione o mínimo possível. Vamos exemplificar os passos para fazer essas mudanças no League of Legends. Primeiro, pressione a tecla “Esc” e acesse a opção “Vídeo”. Após selecionar, configure da seguinte maneira:

  • Configurações: Personalizada
  • Resolução: Combinar com a resolução da área de trabalho
  • Qualidade dos Personagens: Muito Baixa
  • Qualidade do Ambiente: Muito Baixa
  • Sombras: Desligadas
  • Qualidade dos Efeitos: Muito Baixa
  • Frequência de quadros (FPS): 60 Quadros
  • Aguardar Sincronização Vertical: Desmarcada
  • Anti Aliasing: Desmarcada

Feito as alterações, acesse agora as configurações de interface. Aperte a tecla “Esc”, selecione a opção “Interface” e faça essas alterações:

  • Desmarque a opção Ativar animações da interface
  • Desmarque a opção Exibir moldura do alvo ao atacar
  • Desmarque a opção Ativar linha de projéteis
  • Desmarque a opção Exibir Círculo de alcance de ataque

Ao finalizar as alterações, jogue uma partida para confirmar se o problema do FPS baixo foi resolvido. Caso o FPS não estiver caindo novamente, você poderá voltar nas configurações e ir testando várias opções até você encontrar uma resolução que lhe agrade, e que você consiga jogar sem ser prejudicado por quedas no FPS.

 

Faça uma desfragmentação do sistema

Depois de determinado tempo de uso, é inevitável que o computador perca um pouco do desempenho comparado ao começo. Na maioria dos casos, isso ocorre devido aos programas instalados e milhares de arquivos acumulados no disco rígido, mas principalmente se os arquivos estiverem fragmentados.

Para otimizar o computador e resolver este problema, uma ação simples e eficiente é fazer uma desfragmentação disco rígido. Desta maneira, o sistema reorganizará arquivos em blocos próximos uns aos outros, reduzindo drasticamente o tempo de busca e abertura dos programas. Realizar esse procedimento é muito fácil:

 

  1. Abra o programa “desfragmentador de discos” do Windows 10. Digite na aba de buscas do sistema “desfragmentar” (sem as aspas);

desfragmentar-disco-para-melhorar-fps

  1. Após selecionar o desfragmentador, escolha a unidade que você deseja desfragmentar e clique em “Analisar”. O programa irá calcular o grau de fragmentação da partição;

desfragmentar-disco-pode-melhorar-fps-nos-jogos

  1. Então, ao terminar a análise, caso a partição esteja muito fragmentada, clique em “Otimizar” para começar o processo de desfragmentação. Vale ressaltar que, dependendo do grau de fragmentação, o processo poderá demorar horas;

 

como-desfragmentar-o-disco

Leia também: Placas de vídeo para PC Gamer: Como escolher?

Feche todos os programas de fundo quando for jogar

Vários programas continuam rodando em segundo plano em seu sistema ao mesmo tempo em que você está jogando, dificultando o desempenho da máquina. Então, para evitar este problema, recomendamos que você feche todos os programas para liberar a memória RAM e o processador exclusivamente para os jogos.

Para predefinir quais programas podem ou não rodar em segundo plano, existem algumas opções. A mais simples e conhecida é através do gerenciador de tarefas. Pressione CTRL + ALT + DEL e clique em “Gerenciador de Tarefas”.

Portanto, ao identificar um processo que está exigindo muito de sua memória RAM, pesquise o nome do processo no Google e confirme se ele pode ser encerrado. Após confirmar que não há problemas, clique com o botão direito no processo do Gerenciador e clique em “Finalizar Tarefa”. Alguns programas são mais teimosos e podem voltar a rodar em segundo plano. Nesse caso, recomendamos você usar o CCleaner para ajudar a se livrar do programa, além disso, evitar que ele volte a atrapalhar seus jogos.

Importante: Fechar todos os programas em segundo plano também inclui não ficar em redes sociais, sites, assistindo vídeos, etc.

Então, seguindo essas dicas você tem grandes chances de resolver o problema com o FPS baixo. Caso tenha realizado todas essas sugestões e mesmo assim seu computador continua com o FPS muito baixo, infelizmente o problema pode ser o seu computador.

A solução para isso seria dar um upgrade na sua máquina comprando peças destinadas para jogos ou até trocar seu computador por um PC Gamer. Caso queira sugestões econômicas de peças ou PC Gamer, clique aqui.

Deixe uma resposta