Fonte para PC Gamer: Como escolher

Um dos componentes mais importantes quando se fala em PC Gamer, mas ainda vista por muitos como um componente não tão importante, a fonte de alimentação na verdade é um dos principais elementos na hora de montar sua máquina e requer máxima atenção na hora de comprar a sua. Confira algumas dicas para te ajudar a escolher a fonte ideal para seu PC Gamer e evitar “dores de cabeça” no futuro.

 

Qual a importância da fonte para um PC Gamer?

Toda pessoa que quer montar um PC Gamer tem noção que essa máquina precisa ser mais potente comparada aos computadores convencionais. Uma máquina gamer exige mais memória RAM, processadores mais potentes, uma boa placa gráfica, ventilação e energia suficientes para todo o conjunto funcionar perfeitamente.

fonte thermaltake

Um erro que muitos cometem é investir muito em determinado componente, e economizar em outro tão importante quanto. Uma boa máquina gamer é uma máquina com o conjunto das peças bons, e não apenas com uma placa de vídeo “monstra”. Caso queira saber como montar um PC Gamer barato e de qualidade, clique aqui.

A fonte de alimentação, por exemplo, é responsável por alimentar toda a sua configuração. Portanto, caso você tenha uma configuração “parruda”, mas não tenha uma boa fonte, sua máquina não terá o desempenho que você espera pois não tem energia suficiente. Além de não ter energia suficiente para manter sua máquina no desempenho máximo , uma fonte de baixa qualidade pode nem ligar o seu PC, ou em alguns casos danificar suas peças causando curtos e até pegar fogo na sua fonte. Como diz o ditado: “O barato sai caro”

Como escolher a fonte certa para o meu computador?

Para saber qual é a energia que sua fonte precisa ter para sustentar sua configuração é algo bem simples, você só precisa estar atento nas informações que o fabricante de cada peça disponibiliza sobre o consumo de energia. Você pode encontrar essas informações nos manuais ou no próprio site dos fabricantes.

fonte para pc gamer

Tenha atenção redobrada para o consumo da sua placa de vídeo (Componente que mais consome energia da sua fonte) para não correr o risco de comprar uma fonte que não tenha a potência suficiente para alimentar toda sua máquina ou até comprometer seus componentes.

Site para calcular a potência necessária da fonte

Caso você não esteja confiante em realizar a contagem do consumo de cada um dos componentes de sua máquina, existe um site que faz essa conta pra você. O Power Supply Calculator é uma alternativa excelente caso você imagine que pode cometer algum erro na contagem. Acesse e saiba qual é a energia necessária da fonte para alimentar seu PC Gamer!

Dica extra: Como estamos falando de uma fonte para PC Gamer, certifique-se se a fonte possui o selo 80 Plus, selo que garante a você que a fonte irá entregar no mínimo 80% da energia que ela possui, ao contrário das fontes convencionais, que entregam bem menos energia do que elas realmente prometem. Marcas de fonte que recomendamos: Thermaltake, Corsair e Aerocool.

Deixe uma resposta