Placa de Video Nvidia ou AMD Qual é Melhor?

placa de video geforce ou radeon

No mundo dos consoles sempre existiram rivalidades clássicas, como por exemplo  XBox vs Playstation. No universo dos computadores gamers, existe um duelo uma rivalidade similar: Qual é a melhor placa de video Nvidia ou AMD. E dificilmente, caso você seja um gamer, nunca tenha ouvido falar sobre esse duelo antes. E essa competição sadia gera inovações constantes, e os maiores ganhadores disso tudo são os usuários!

Caso você esteja em busca de uma placa de vídeo e esteja em dúvida em qual dos dois gigantes da tecnologia optar, esse post irá te ajudar a descobrir qual é a melhor placa de vídeo de acordo com seus objetivos e necessidades. Sem mais delongas, confira quem é o vencedor na batalha Nvidia vs AMD.

Desempenho e preço Geforce x Radeon

Naturalmente, a primeira coisa que vem à mente quando o assunto são placas de vídeo é o desempenho. Quais são as pontuações de benchmark? Quantos quadros por segundo tem a GPU? É possível rodar PUBG ou Fortnite com resolução média-alta?

desempenho radeon e geforce

Em primeiro lugar, é impossível simplesmente generalizar sobre este assunto, pois o desempenho varia muito de modelo para modelo, além das marcas Nvidia e AMD viverem em constantes evoluções tecnológicas duelando entre sí para entregar sempre o melhor custo x benefício ao usuário. No entanto, em modelos que teóricamente concorrem entre sí, as placas gráficas da AMD na maioria das vezes possuem preços menores, levando vantagem em relação à preços.

Porém, passado o “mid-range”, ou seja, depois de passarmos a faixa de preço de R$ 1.000,00, as coisas começam a mudar. A partir daí, a AMD praticamente não tem base (além das duas GPUs Vega, que não são econômicas) e a Nvidia possui o monopólio quando se trata das GPUs de última geração, e consequentemente, os preços ficam um pouco mais altos, mas o desempenho geral fica muito maior.

Créditos: canal Adrenaline

 

No momento, as placas de vídeo mais procuradas da AMD são as suas placas gráficas da série RX 500 que na maioria das vezes oferecem mais potência do que os modelos concorrentes da Nvidia. Os modelos mais procurados pelos usuários, como a RX 580 e o RX 590 são extremamente competentes mesmo em QHD, mas se estamos falando de uma performance mais “parruda” de QHD ou jogos 4K, a Nvidia ainda é o único caminho a para alcançar tal desempenho, embora essa situação possa mudar num futuro próximo, com os próximos lançamentos das placas AMD.

 

Hardware

Não há como negar que a Nvidia utiliza uma tecnologia mais avançada no geral. Suas placas de vídeo tendem a ter melhor performance nas tarefas de computação, produzem menos calor e consomem menos energia.

As placas AMD, por outro lado, compensam o que falta na questão do processamento, aumentando a largura de banda de memória em seus modelos com preços mais acessíveis. Ainda assim, as placas de vídeo AMD utilizam mais energia, isso pode ser facilmente notado por quão quentes eles podem ficar.

hardware nvidia

No entanto, essa lacuna vem se fechando cada vez mais ao longo dos anos, portanto as diferenças entre os fatores citados acima podem mudar em breve. A linha Polaris da AMD inclui principalmente GPUs de 14nm, assim como um modelo único de 12nm, enquanto os modelos mais recentes da Nvidia são todos de GPUs de 12nm. A futura microarquitetura Navi da AMD estará usando um processo de fabricação de 7nm, e será interessante ver como a Nvidia lida com a nova concorrente. E quem ganha com essa “briga” somos nós, usuários, pois a tendência é que após as novidades e atualizações, as GPUs anteriores tenham os preços reduzidos.

Placa de vídeo Nvidia e AMD: Programas

placa de vídeo geforce ou radeon

Um software bom e otimizado pode representar um universo de diferença para qualquer peça de hardware. Para a placa de vídeo, existem os drivers e o painel de controle a serem levados em consideração.

Não há muito o que falar sobre os drivers, visto que a Nvidia quanto a AMD frequentemente disponibilizam drivers atualizados e otimizados. Se tivéssemos que usar algum critério para classificar como vantagem, teríamos que dizer que a Nvidia tem um histórico um pouco melhor em relação à estabilidade e consistência.

Em relação aos painéis de controle, temos o Nvidia Control Panel e o AMD Control Center. Você notará imediatamente que o Painel de Controle da Nvidia parece bastante datado – na verdade, ele ainda parece estar rodando no Windows XP há muito descontinuado. O Centro de Controle da AMD, por outro lado, parece muito melhor, ostentando um design limpo e moderno, completo com alguns colírios na forma de efeitos de desfoque de fundo.

 

Características 

Nesta parte, avaliaremos os diversos recursos específicos das Placas de vídeo Nvidia ou AMD, a forma que se comportam e realizar a comparação das marcas.

Gravação e Streaming – Nvidia Shadowplay vs AMD ReLive

geforce ou radeon

Algo que muitos já devem saber é que, ao gravar ou transmitir sessões de jogos você inevitavelmente irá receber um hit de FPS. Então, a menos que você se disponha a investir em uma placa de captura razoável , a melhor aposta que você pode fazer para manter a taxa de quadros em estabilidade seria utilizar o software que acompanha seus drivers de GPU. seriam estes ShadowPlay para a Nvidia e ReLive para a AMD.

 

Substituto de Sincronização Vertical – Nvidia Gsync vs AMD FreeSync

geforce vs radeon

Enquanto o V-Sync é excelente para monitores de 60Hz, ele simplesmente não funciona quando as taxas de atualização são superiores. Ou seja, o V-Sync não permite o “rasgo” da tela, colocando um limite no número de quadros que a placa de vídeo oferece, determinados problemas aparecem quando o limite de 60 Hz é ultrapassado. Em contrapartida, há um limite de FPS em si, porém, o atraso de entrada são os maiores problemas que certamente você não quer enfrentar caso tenha investido num monitor de 144Hz ou 240Hz.

Então, Nvidia e a AMD possuem suas próprias opções de sincronização adaptativa baseadas em hardware. Com a sincronização adaptativa, a taxa de atualização do monitor é equiparada à taxa de quadros, então, os dois serão sempre sincronizados, não havendo rasgo na tela nem atrasos na entrada. Porém, existe um ponto de alerta em tudo, e com o FreeSync e o G-Sync não é diferente.

Compatibilidade G-Sync e FreeSync

Primeiro, o FreeSync tem compatibilidade apenas com as placas de vídeo da AMD, enquanto o G-Sync é compatível somente com as placas de vídeo da Nvidia. Porém, ambas tecnologias não são “reféns” apenas da GPU, mas também do monitor.

Agora, para existir compatibilidade com qualquer uma dessas tecnologias, o monitor precisará de um módulo de escala integrado. Quando falamos de G-Sync, esses são módulos proprietários da Nvidia, então, como os OEMs são obrigados a pagar taxas de licenciamento à Nvidia para inserir essa tecnologia, os monitores G-Sync costumam a ter preços altos. No caso da AMD, é adotado uma abordagem mais liberal, pois o FreeSync funciona com qualquer módulo de dimensionamento de terceiros. Sendo assim, poderá ser encontrado em monitores de praticamente qualquer valor.

Mas, vale ressaltar que, o controle rígido da Nvidia assegura que o G-Sync seja inserido corretamente em cada monitor G-Sync, e vai além de uma mera sincronização adaptativa – acrescenta mais recursos úteis, por exemplo uma redução de motion blur, eliminação de fantasmas etc. Em contrapartida, a implementação do FreeSync nem sempre é completamente segura, e diversos monitores FreeSync suportam essa tecnologia apenas em um intervalo de quadros estipulados pelo fabricante.

Levando em consideração todos estes fatores, o FreeSync acaba sendo a melhor alternativa para pessoas com um orçamento mais curto, mesmo o G-Sync sendo relativamente  melhor, caso o preço não seja relevante.

Afinal, qual placa de vídeo é melhor: Nvidia ou AMD?amd ou nvidia qual é melhor

Levando em consideração todos os fatores citados, qual placa de video é melhor Nvidia ou AMD?

A resposta é: Não há uma marca vendedora! Na verdade, tudo depende do perfil do usuário, suas necessidades e seu orçamento, pois as placas de vídeo Nvidia e AMD são excelentes no que prometem.

O que podemos opinar é que a AMD ainda é a melhor alternativa para configurações destinadas à jogos que exigem médio-baixo desempenho. As placas de vídeo Radeon geralmente são bem mais baratas. Em contrapartida, se você quer ir mais além e deseja altas taxas de quadros em QHD ou 4K, então as placas de vídeo da Nvidia com certeza são a melhor alternativa para você.

Qualquer dúvida deixe nos comentários, até a próxima!

Deixe uma resposta